top of page
  • Foto do escritorAriela Mancini

4 dicas para manter seu cão sempre limpinho e saudável

Atualizado: 24 de abr. de 2019

A limpeza adequada e os cuidados com o seu cão são essenciais para a saúde e bem estar do seu pet! E por isso separamos algumas dicas para te ajudar!


Banho na medida certa


Aqui a palavra de ordem é equilíbrio! Banho é importante e saudável, mas em excesso também pode fazer mal.


Em raças de pelos curtos, a limpeza é indicada a cada 15 dias no verão e a cada 30 dias no inverno. Já os de pelos longos necessitam de escovação diária e podem tomar banhos com intervalos entre 7 a 15 dias.


Já o primeiro banho do filhote deve ser dado em casa a partir dos dois meses de vida, sempre com água morna e sabonete ou xampu próprio para filhotes. O melhor horário para isso é das 11h às 15h e a secagem deve ser feita com o auxílio de um secador.



Cuidado com os ouvidos


A limpeza dos ouvidos é extremamente valiosa para evitar o acúmulo de cera e a umidade, sobretudo em raças com orelhas peludas que dificultam a circulação do ar.


Coloque uma bola de algodão com produto especial para esse procedimento nas orelhas do seu pet e massageie suavemente, segurando o algodão e fazendo movimentos circulares. Em seguida, retire e deixe que o bichinho se sacuda tranquilamente.



Dentes sempre em dia


A escovação dos dentes deve ser realizada periodicamente para evitar a formação de tártaro e outras doenças bucais. E você deve sempre utilizar escova e cremes próprios para animais.


Nas primeiras semanas, vale a pena oferecer um pouco de pasta de dentes no dedo para que seu pet se acostume com o sabor e depois massageie seu dedo na gengiva dele por alguns segundos. Repita o procedimento aos poucos, começando pelos dentes da frente; após algum tempo, passe a usar a dedeira; e, quando ele estiver acostumado, a limpeza pode ser realizada uma vez por semana.



Unhas não são apenas beleza


Ainda há quem acredite que o cuidado com as unhas é apenas sinônimo de beleza, mas não é! Além de fazer estragos em seus pertences, unhas compridas podem dificultar os movimentos do animal e até gerar problemas mais sérios.


O ideal é que as unhas sejam aparadas por profissionais especializados e, dependendo do crescimento, a cada 10 dias.



125 visualizações0 comentário
bottom of page